terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

TRABALHO NO SEU TEMPO DE ADOLECNTE DO GAROTO BILA

Depois de morar em vários sítios da região, passou a morar na cidade na faixa dos seus treze anos, vida de adolescente, trabalhava com seus pais nas plantações de alimentações como exemplos: da rosa nas plantações de milhos e feijões, isto era na época do inverno que é considerado o tempo das plantações, uma temporada de seis meses. E depois começava o tempo de trabalhar com o tal sisal.
O Garoto Bila o seu trabalho era como tropeiro, transportava as fibras deste produto para as lavadeiras fazerem os últimos preparos de lavar e colocar para ser secado em estaleiro ou estendido em lajeados.
Neste tempo sua família trabalhava cortando as folhas do sisal, para a pequena usina fazer o preparo das tais fibras extraída do Sisal, que agente conhecia como folha de agave. Na ponta desta folha existia um espinho que furava muito o corpo dos produtores e dos trabalhadores destas plantas. Neste tempo a família do Garoto Bila morava em um sitio que o seu administrador se chamava de Manoel Colodino, e tinha esta pequena usina de trabalho com o Sisal. (Filhos e filhas de Matias trabalhavam com este produto deste senhor dono da pequena usina).


Nenhum comentário:

Postar um comentário